domingo, 8 de setembro de 2013

Realidade do Tálio






"Ex- rei da soja volta à cena com jazida de metal raro" Assim foi como o Jornal Folha de S.Paulo descreveu o novo achado do Brasil.
Minério encontrado no Oeste baiano , o tálio , gerou grande tensão entre os moradores da comunidade Val da Boa Esperança, e interesse de setores  industriais.
A empresa Itaoeste , que foi a descobridora  desse metal afirma que ele pode ser encontrado associado ao Cobalto e Manganês, e que a jazida encontrada tem o poder de abastecer o mundo durante seis anos, sendo extraídos 10 milhões de gramas por ano. O tálio foi cotado a  US$ 6.
Para aqueles que se apavoraram com a possibilidade de contaminação do tálio, nada foi feito até o momento , e mesmo assim, a contaminação acontece apenas se o Tálio for retirado de uma maneira irregular.
Aos olhos de muitos,essa é uma verdadeira "pedra no sapato" das pessoas que vivem na cominudade , porém , é preciso ver com otimismo essa realidade, para isso os cidadãos do município devem pensar em pontos positivos que o Tálio pode proporcionar, como o reconhecimento da região , atrair empresas, pessoas, melhorar a economia local e até a oportunidades de empregos ,além de ser muito útil em instrumentos de alta tecnologia  (pois é um grande condutor de energia) e também pode ser usado para fins farmacêuticos, inseticidas e em fabricações de vidros especiais com alto índice de refração. 
Já que essa raridade é real , os cidadãos locais passam a procurar saber mais sobre essa riqueza natural , e começam a se preparar para as mudanças que será proporcionada ao oeste baiano e assim melhorar a economia da região.
Por: Flaviana Kuntz


0 comentários:

Postar um comentário