domingo, 8 de setembro de 2013

tálio: origem, exploração e utilização


                                             Tálio: origem, exploração e utilização


Alguns meses atrás foi descoberto em Barreiras – BA, uma jazida de um minério raro, o tálio. A empresa responsável pelas pesquisas no local se chama Itaoeste, uma empresa de pesquisas e desenvolvimento, que atua nos estados de São Paulo, Bahia e Piauí.
Pesquisas realizadas no local, mostram que o tálio se encontram em uma quantidade superior à 60 milhões de gramas, o suficiente para abastecer o mundo por seis anos. É também a única jazida no mundo que se encontra associada a dois outros elementos: o manganês e o cobalto.
O tálio tem um uso de muita importância na área medicinal, atualmente esse elemento é considerado o melhor produto para o diagnóstico de problemas cardíacos. Alem da capacidade de isolar micro plasmas presentes em diversas doenças consideráveis de difíceis detecção.
O tálio também é usado na fabricação de aparelhos eletrônicos, como televisões e celulares, o que constantemente usamos em nosso dia a dia.
O possível está sendo feito para que a extração deste metal raro seja feita com menor impacto ambiental para região. Vários projetos já foram apresentados para que a extração ocorra de modo seguro.

 O tálio é um bem raríssimo, e que pertence ao nosso Brasil, devemos usufruir desse minério de modo seguro e responsável para que assim possamos levar o desenvolvimento para todo o nosso país.



Amanda, Andressa e Gabriela.

0 comentários:

Postar um comentário