terça-feira, 10 de setembro de 2013

Uso do Tálio em exames de Cintilografia do miocárdio

A isquemia produzida por exercício foi visualizada pela primeira vez em 1973, por Zaret e cols que utilizaram o potássio 43.O tálio somente se tornou disponível em 1974.
A aplicação clínica mais importante da cintilografia do miocárdio, feita em conjunto com o teste de esforço, é a avaliação de DAC. Numerosos trabalhos já foram publicados mostrando a importância deste exame, utilizando-se o Tálio 201 ou o Sestamibi Tc 99m. Geralmente existe concordância entre os achados da cintilografia de perfusão e os da angiografia das coronárias. Mais importante ainda é que a cintilografia de perfusão demonstra o significado funcional e hemodinâmico das estenoses coronarianas.
RADIO FÁRMACOS: 
Tálio 201
·         Produzido em cíclotron
·         Meia-vida: 74 horas
·         Meia-vida biológica: 58 horas
·         Emite Rx de 69 e 83 keV (88%)
·         Emite radiação gama de 135, 165 e 167 keV (12%)

O acúmulo inicial do tálio é proporcional ao fluxo do miocárdio. Depois de penetrar no miócito, ocorre uma troca contínua do tálio através da membrana celular. Este processo envolve o Na+, K+ bomba de -ATPase. Normalmente para a cintilografia planar, é administrado 2 a 2.5 mCi, enquanto que para a imagem tomográfica, 3.5 a 4.0 mCi (SPECT)
Bio distribuição do tálio:
Ele é clareado do sangue quando passa pelo miocárdio na primeira passagem com uma eficácia de 85-90%
Sua extração não é modificada por medicamentos como o propanol ou a insulina.Após 15 minutos da sua administração menos de 5% permanece na circulação somente 4% da dose administrada se localiza no miocárdio.Sua excreção se dá principalmente por via renal e apenas um pequeno percentual é eliminado pelo trato GI.A redistribuição reflete o equilíbrio entre a captação e a “lavagem”do tálio do miocárdio.
 Ela depende:
·         do fluxo sanguíneo e gradientes de concentração.
·         da capacidade do miocárdio em reter o tálio.
Assim o “clearance” do traçador é facilitado por um bom fluxo sanguíneo e sua alta concentração intra-celular.
Uma injúria celular impede que a célula retenha o tálio (devido a disfunção da membrana celular),normalmente, a “lavagem” do tálio é de 30% após 3 horas e 35% após 4 horas da injeção.
Indicações cintilografia com Tálio 201
Detecção de DAC
Avaliação da extensão e severidade das estenoses coronarianas
Avaliação da viabilidade do miocárdio
Avaliação da eficácia de tratamento
Avaliação de pacientes com ECG de difícil interpretação.
Débora B. Passos

0 comentários:

Postar um comentário