terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Pré-sal baiano?


A jazida encontrada na Bahia pela concessionária Itaoeste, se compõem de 60 toneladas de minério, pode sustentar o planeta por 6 anos, que exige 10 toneladas ao ano.

O detalhe mais importante e esquecido sobre a jazida é que a Itaoeste só concluiu estudos em 2% da área destinada à pesquisa mineral. Os demais 98% desconhecidos apresentam dados animadores, devido à continuidade de mineração e alto teor de tálio encontrado nos 2%.
Se o tálio se estender com o mesmo teor pelos outros 98% da reserva,  seu valor pode chegar aos 18 bilhões de dólares ou 40 bilhões de reais com o dólar à R$2,27. Mesmo com uma ótica pessimista diminuindo 50% do teor de concentração do minério, estamos falando de 9 bilhões de dólares ou 20 bilhões de reais. Mesmo sendo inferior a camada do pré-sal, essa jazida deve atrair ao Brasil investimentos de indústrias ligadas ao tálio, ou seja indústrias de alta tecnologia.
Com esses investimentos na industria de alta tecnologia, finalmente iremos manter nossos profissionais de alta-tecnologia que sem mercado nacional eram aproveitados no mercado internacional.
A promessa de um "pré-sal" baiano é mais um ás nas cartas da economia brasileira. Tomando todos os cuidados para a sua extração, o Tálio é uma nova riqueza brasileira que irá trazer progresso e desenvolvimento a nossa nação.


José Jorge S. Couto

Um comentário:

  1. Sem contar que o lucro do Tálio pode ser investindo em critérios regentes do município como : saúde, educação, infraestrutura, lazer, dentre outros que são fundamentais !

    ResponderExcluir